Locais de atendimento

01

Sobre o Japão

O Japão é composto por 6.852 ilhas, segundo a Guarda Costeira do Japão (mas segundo a segundo a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão são 14.125 ilhas com mais de 0,1km de perímetro), sendo as 4 maiores: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. As principais províncias do país concentram-se na costa de Honshu, maior ilha do arquipélago, onde encontra-se Tóquio.

O Japão se divide em 8 regiões, 47 províncias (equivalente aos estados), que se subdividem em cidades e distritos, que por sua vez se subdividem em vilas e aldeias: 

1- Hokkaido: Hokkaido
2- Touhoku: Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi, Yamagata
3- Kanto: Tóquio, Chiba, Gunma, Ibaraki, Kanagawa, Saitama, Tochigi
4- Chubu: Aichi, Fukui, Gifu, Ishikawa, Nagano, Niigata, Shizuoka, Toyama, Yamanashi
5- Kansai: Quioto, Nara, Osaka, Hyogo, Mie, Shiga, Wakayama
6- Chugoku: Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori, Yamaguchi
7- Shikoku: Ehima, Kagawa, Kochi, Tokushima
8- Kyushu: Nagasaki, Fukuoka, Kagoshima, Kumamoto, Miyazaki, Oita, Okinawa, Saga

Possui quase 125 milhões de habitantes (2022). 

O idioma oficial é o japonês com línguas minoritárias “ainu” em Hokkaido e “ryukyu” em Okinawa. 

A moeda é o “iene”. 

As religiões principais são o xintoísmo e o budismo. 

A maior parte do território japonês tem clima temperado, caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos e bastante influenciado pela maritimidade devido ser composto por ilhas. 

O relevo é muito montanhoso (cerca de 84% do território) e vulcânico, localizado no famoso Círculo do Fogo do Pacífico com bastante atividade sísmica. A montanha mais alta é também a mais famosa de todas: o Monte Fuji com 3,776m de altura

02

Tóquio

É a megalópole capital do Japão com 14,101,583 de habitantes (março/2024). Sua origem remonta um vilarejo de pescadores por séculos, até começar a se desenvolver na Era Edo (1603-1867) quando se tornou a capital do xogunato do clã Tokugawa e, principalmente, a partir da Era Meiji (1868-1912) quando se tornou a capital do Japão.

É considerada o centro administrativo, financeiro, educacional, comercial e industrial do país. Possui 23 distritos especiais, 26 municípios adicionais e as ilhas de Izu e Ogasawara (esta patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO).

Em Tóquio você encontrará o Palácio Imperial, o Templo Sensoji, o Santuário Meiji, o cruzamento mais movimentado do mundo em Shibuya, a estação mais cheia do mundo de Shinjuku, a torre mais alta do mundo “Tokyo Skytree”, Torneios de Sumô, gastronomia rica e saborosa, serviços de alta excelência ao consumidor e segurança.

03

Yokohama

Yokohama é a segunda cidade mais populosa do Japão, com 3.779,391 milhões de habitantes,pertencente à província de Kanagawa, ao lado de Tóquio.

Foi uma das primeiras cidades a abrir seu porto para o Ocidente, por esse motivo recebeu muita influência estrangeira e transformou-se em um grande parque industrial de alta tecnologia. Sede de empresas como Isuzu, Nissan, JVC Kenwood, Salesforce Japan.

Em Yokohama, você encontrará o Minato Mirai 21, uma área turística super famosa e visitada por estrangeiros e locais com lojas de departamento, Cosmo Clock 21 e vistas fabulosas; Yokohama Chinatown com sua cultura e culinária ricas; Shin Yokohama Ramen Museum e Cupnoodles Museum; Yokohama/Hakkeijima Sea Paradise; Yokohama Landmark entre outros. Vale muito a pena, principalmente, pela proximidade a Tóquio.

04

Hakone (Mt.Fuji)

É uma cidade turística termal com cerca de 12.000 habitantes na província de Kanagawa, a cerca de 1h30min de Tóquio.

É um destino muito popular não somente para estrangeiros, mas também por turistas locais em busca de paisagens do Mt.Fuji, arte, natureza, relaxamento e descontração.

Em Hakone, você vai encontrar o lago Ashi com vista para o Mt.Fuji, passeio de barco-pirata, Santuário Hakone, Museu a Céu Aberto de Hakone, área com atividade vulcância, ovo negro cozido nas águas termais, resortes termais (onsen) de alta qualidade e serviço acolhedor. 

É possível extender sua viagem até o Gotemba Outlet para compras de grifes famosas.

05

Kamakura

Cidade de 170,919 habitantes (abril/2024) localizada na província de Kanagawa, a cerca de 1h de Tóquio, banhado pelo mar e protegida por várias montanhas.

Tem grande importância histórica por ter sido capital política e berço do primeiro governo samurai do Japão de 1185 a 1333, liderado pelo xogum (grande general feudal) Minamoto no Yoritomo.

Foi muito influenciada pelo comércio com a China no século 13 o que trouxe vários aspectos da cultura chinesa como o Zen-budismo, arquitetura de estilo zen e laca chinesa. O escritor Kawabata Yasunari, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura (1968), viveu e escreveu várias de suas obras em Kamakura. Em Kamakura, você encontrará praias, templos budistas importantes, natureza em harmonia com o ser humano, mercado de rua Komachi, iguarias de shirasu (filhotes de sardinha) e chá verde, túnel de flores de cerejeiras na primavera, floresta de bambu e muito mais.

Em setembro, acontece o “Yabusame”, ritual em que uma pessoa dispara 3 tiros de flecha montado a cavalo.

06

Kawagoe

Cidade de 352,836 habitantes, conhecida como “Pequena Edo” (antigo nome de Tóquio) por ter muitas construções históricas tradicionais.

Foi uma cidade que abastecia a antiga Edo. Muitas construções são de estilo “Kurazukuri” que são espécies de armazéns com paredes de barro para resistir a incêndios e que se estendem pela rua principal.

Próxima a ela, encontra-se a Torre do Sino do Tempo, um marco e símbolo da cidade. Em 1999, Kawagoe foi nomeada como “distrito de preservação histórica”.

Em Kawagoe, você vai encontrar construções com arquiteturas históricas e tradições, Templos e Santuários renomados, mercado de rua, experiências como assar biscoito japonês de arroz “senbei”, provar vários tipos de comidas feitas com batata-doce etc. Em outubro, acontece o Festival de Kawagoe.

07

Outras cidades

Cidades fora da região denominada de Kanto (Tóquio, Kanagawa, Chiba, Saitama, Ibaraki, Gunma e Tochigi): sob consulta

Não atendo, no momento, nas regiões de Quioto, Nara e Osaka.